terça-feira, 29 de março de 2011

Uma deliciosa Bacalhoada!

Este é um clássico português. Vou ensinar para vocês a minha receita porque a Páscoa está chegando e não tem nada melhor que uma bela bacalhoada neste feriado!
Primeira coisa é escolher o bacalhau. E para este prato o mais indicado é o Cod Gadus Morhua, é o mais saboroso dos bacalhaus e possui um belo filé que se desmancha em lascas. 
Eu aconselho fortemente comprar o peixe inteiro ou pelo menos ele cortado ao meio, pois a pele e o rabo eu uso para cozinhar as batatas e as couves.
Outra coisa é comprar o bacalhau pelo menos 2 dias antes de ser usado, e deixar ele em água gelada dentro da geladeira para ir retirando o sal, trocando sempre a água de 6 em 6 horas.


Ingredientes:
  • 1 bacalhau inteiro Morhua
  • 10 batatas
  • 3 à 4 kilos de tomate
  • 5 cebolas
  • Cheiro verde
  • Louro
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimentão vermelho
  • Um maço de couve
  • Alguns ovos
  • Algumas azeitonas
  • Vinagre
Coloque 3 panelas com água para ferver, uma delas para descascar o tomate, a outra para cozinhar as batatas e a terceira para aferventar o bacalhau.

O Molho:

Faça um "X" na parte de baixo dos tomates e coloque na panela quando a água estiver fervendo, deixe por uns 40s e retire. Coloque-os em uma vasilha com água gelada. Repita o processo para todos os tomates. Retire então a pele, corte-os no meio e retire a semente. Refogue 2 cebolas e os pimentões, ambos cortados em rodelas, em 2 conchas de azeite português.
Junte o tomate e tempere com meia concha de vinagre, sal e pimenta do reino. Junte ao molho uma folha de louro, um maço amarrado de cheiro verde e uma concha não muito cheia de um bom vinagre branco. Deixe cozinhando por 1 hora mais ou menos.

As batatas:

Coloque um pedaço da pele ou do rabo salgado na água fervente, as batatas descascadas e 3 cebolas inteiras sem casca. Cozinhe até dar o ponto e escorra.

O bacalhau:

Após os 2 dias de molho experimente o centro do filé e veja se ainda está salgado, se caso esteja afervente ele por alguns minutos. Retire e experimente de novo, se caso ainda estiver salgado repita o processo até o ponto desejado.
Tempere com pimenta e frite ambos os lados no azeite. Reserve.

A couve:

A cozinhe a couve do mesmo modo que as batatas, ou seja, com um pedaço do rabo ou da pele para dar sabor. Depois de pronta reserve. Faça a couve por último já que seu cozimento é o mais rápido.

Depois de fazer todos esses passos pegue uma panela grande e funda e monte sua bacalhoada colocando os filés, a couve, as batatas e as cebolas cada um em um canto da panela. Regue com o molho de tomate e deixe aferventar uns 20 minutos com a panela tampada, em fogo baixo. Para que os sabores se misturem.
Enquanto isso ferva uma água com sal e cozinhe alguns ovos, após cozidos parta-os no meio e de uma pitada de sal.
Quando a bacalhoada estiver pronta coloque cheiro verde picado por cima e misture, ponha por cima os ovos cozidos e algumas azeitonas grandes para enfeitar. 
Está pronta sua deliciosa bacalhoada! 
Para acompanhar eu sugiro arroz branco e feijão de corda!
Um verdadeiro orgasmo gastronômico este prato!

obs: Um salve pro Saci e pro Bruce que me ajudaram a fazer este prato, foi demorado, mas ficou delicioso :P

Abraços.



4 comentários: