O pirão tem aquele gostinho e jeito de comida de roça, por ser um prato simples, barato e de sabor delicioso!
É um acompanhamento ideal para peixes e é perfeito para aproveitar as sobras de carne que ficam entre as espinhas quando se tira o filé.
Eu particularmente uso tilápia para fazer o pirão, mas pode usar o peixe que preferir!
O modo de preparo é muito simples, é como fazer um caldo de peixe com farinha.
Ingredientes:
- 1kg de espinhas e cabeças de peixe
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 talo de Salsão, 2 ramos de Tomilho, 2 folhas de Alfavaca, 1 folha de Louro e 5 ramos de Salsa
- 1 Tomate sem pele e semente picado
- Cheiro verde para finalizar
- Farinha de Mandioca
- Sal
- opcional 1/4 de pimenta vermelha fresca sem sementes
Faça um bouquet com o salsão, o tomilho, a alfavaca, o louro e a salsa. Coloque na panela o peixe, a cebola cortada grosseiramente, a pimenta, os dentes de alho amassado com casca e o bouquet.
Deixe cozinhar por 10 min e coe o caldo com uma peneira grande. Retire a carne cozida das espinhas e da cabeça e reserve. Volte tudo para a panela novamente menos a carne que você separou. Deixe cozinhar por mais 20 min.
Coe novamente e descarte o que ficar na peneira, volte o caldo coado para o fogo, coloque o tomate, o sal, a carne reservada e deixe apurar alguns minutos. Desligue o fogo e vá adicionando a farinha e mexendo, cuidado para não adicionar muita farinha porque quando ele esfria o pirão endurece e fica horrível. O jeito é adicionar um pouco de farinha e sentir ele bem mole ainda, então espere 1 min e veja se ainda está mole, se tiver coloque mais um pouco e mexa. Depois de pronto finalize com cheiro verde picado.
O cheiro que sobe no preparo dele é delicioso, e o gostinho da alfavaca misturado com a farinha de mandioca é uma combinação perfeita!
Para acompanhar eu sugiro feijão fresco de vagem, arroz e o peixe empanado no fubá.
Perfeito!
eca eca eca...
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir