quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pão no Vaso!!!

Pode parecer estranho o título, mas é isso mesmo! O pão é feito dentro do vaso! E não é nenhum vaso especial, é o mesmo que você usaria para plantar. Eu vi essa ideia em um programa do Jamie Oliver e achei super interessante, o vaso serve muito bem como um recipiente refratário e da um visual rustico e chamativo para o pão.
A massa do pão é a mesma massa de pizza, eu sempre faço eles com as sobras de massa depois de uma pizzada. Eu já testei algumas receitas e a melhor que eu encontrei foi fazendo com a mesma massa que eu faço as minhas pizzas caseiras. Eu sinceramente não gostei da massa e do modo de fazer que o Jamie Oliver ensina, siga meu método e a minha receita que garanto que vai ficar delicioso seu pão de vaso!
Uma observação importantíssima antes de começar: O VASO NÃO PODE TER NENHUM TIPO DE VERNIZ OU TINTA!!!
















A massa base para os 3 tipos de pizza:
  • 500g de trigo
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) açúcar
  • 10g de sal = 1/2 colher rasa (sopa)
  • 300ml de água
  • 30g de fermento biológico fresco
Misture em uma tijela o açúcar, o fermento, metade da água e 2 colheres bem cheias de trigo. Deixe repousar por 20 minutos coberta com um pano. Junte o azeite, o restante da água, o sal e o trigo aos poucos. Sove bem por uns 15 minutos, até a massa ficar macia e elástica. Deixe repousar por 40 minutos coberta com um pano úmido. Divida em 2. Abra os discos e cubra com o recheio de sua preferência. Não coloque recheio nas bordas. Enrole formando uma salsicha. Depois enrole em forma de caracol. Coloque dentro do vaso untado de azeite. Cubra com um pano úmido e deixe crescer por 20 minutos pelo menos. Leve ao forno pré aquecido na parte mais baixa da grelha. Leva mais ou menos meia hora para ficar dourado. Retire e sirva com Azeite.

Sugestões de Recheios:
  • 1/2 vidro de tomate seco, raspas de parmesão, 2 bolas de mozzarella de búfala e manjericão a gosto.
  • Uma colher de molho de tomate, presunto parma picado, 2 bolas de mozzarella de búfala.
  • Pedacinhos de bacon bem fritos e secos e alguns pedaços de muçarela de vaca.
Quem fizer este pão conte-me a deliciosa experiência de comer esta casquinha crocante que fica por cima!
MUITO BOM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário