quarta-feira, 22 de junho de 2011

Berinjela a Parmegiana com Macarrão

Este prato eu fiz para ser uma variação do famoso macarrão alla Norma. A diferença é que neste eu uso a berinjela empanada e não ela frita no azeite com alho. No macarrão alla Norma a berinjela é misturada com a massa, neste não da pra fazer isso. Então eu resolvi assar ela em forno e usar ela em cima de um spaghetti ao sugo. O resultado me surpreendeu, ficou muito saboroso e bonito o prato. Ficou quase uma lasanha de berinjela  servida em cima do macarrão.


Ingredientes p/ 2 pessoas com apetite:

  • 2 berinjelas pequenas ou 1 grande
  • Farinha de Trigo
  • Farinha de Rosca
  • 2 ovos
  • 2 latas de tomate italiano sem pele
  • 2 dentes de alho
  • 200g de queijo mozzarela
  • Orégano
  • Manjericão
  • Sal e pimenta do reino
Primeira coisa a ser feita é fatiar as berinjelas em fatias de 0,5 cm +- e salgá-las. Deixe elas em repouso por 20 a 30 minutos. Isso fará que o liquido amargo delas saia. Lave bem as berinjelas e seque. Passe elas na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca. Repita isso para todas as fatias e reserve. 
Coloque a água do macarrão para ferver, leve uma frigideira com uma boa quantidade de óleo para esquentar e acenda o forno.
Quando a gordura estiver quente frite as berinjelas. Enquanto você frita, pique 2 dentes de alho e refogue no azeite. Junte então os tomates italianos, algumas folhas de manjericão, uma pitada de orégano, sal , pimenta do reino e se desejar uma pitada de açúcar. Deixe o molho em fogo médio até você acabar de fritar todas as berinjelas. Após tudo pronto, verifique se o molho está na textura desejada e monte em uma travessa as berinjelas do seguinte modo: Coloque uma camada de berinjela, molho por cima, uma camada de queijo e salpique orégano ou manjericão. Coloque a próxima camada exatamente em cima das berinjelas de baixo, para ficar uma em cima da outra. E repita o processo. Na ultima camada rale um pouco de parmesão e leve ao forno para derreter o queijo. Obs: ***Reserve metade do molho para ser misturado com o macarrão.
Quando você colocar a berinjela no forno, coloque o macarrão para cozinhar com uma boa colher de sal e se desejar um fio de azeite. Deixe cozinhar até ficar al dente. Escorra e misture com o molho reservado. Retire a berinjela do forno. Divida o macarrão em 2 pratos e coloque um bloco de fatia por cima do macarrão. Salpique orégano, manjericão, parmesão e regue com um fio de azeite. 
Extremamente delicioso!!!

*Dica: Você pode além de servir com o spaghetti juntar mais molho por cima das berinjelas e fazer uma lasanha, pode  também colocar presunto se assim desejar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário