sexta-feira, 1 de abril de 2011

Spaghetti ao Sugo

Como fazer este clássico da cozinha italiana? Cada um tem seu modo particular de preparo deste prato, vou apresentar o meu modo de fazer e uma alternativa mais rápida para quem não tem muito tempo e quer comer algo gostoso.
Primeira coisa a se pensar é o que faz  valorizar o prato, no caso do spaghetti ao sugo, por ser um prato super simples ele pede ingredientes de alta qualidade e frescos. E lógico que a massa tem que ser da melhor qualidade possível, ou seja, DE CECCO ou RENATA.


Ingredientes p/ 4 pessoas:

  • 2 kg de tomates
  • 1 cebola pequena ou 1/2 cebola se preferir
  • 2 dentes de alho
  • Orégano
  • Manjericão fresco
  • Pimenta do Reino
  • Sal
Retire a pele dos tomates colocando eles para cozinhar em água fervente por 40 segundos. Corte então ao meio e retire as sementes. Pique-os em cubos e salgue levemente. Deixe repousar durante 20 minutos em alguma vasilha funda. Enquanto isso pique a cebola e os alhos. Refogue-os no azeite até dourar. Junte então os tomates, uma pitada de orégano e algumas folhas de manjericão. Tampe e deixe no fogo mínimo até pegar consistência de molho.
Quando o molho estiver quase pronto coloque o spaghetti para cozinhar em água fervente e salgada, até ficar al dente.
Após tudo pronto, escorra o macarrão e coloque metade do seu molho na panela de macarrão. Misture bem e divida em 4 pratos. Coloque o restante do molho por cima, salpique parmesão e enfeite com folhas extras de manjericão.
Um clássico é sempre bem vindo :P

Obs: Se quiser fazer um molho rápido de tomate, compre 2 latas de tomates italianos pelados. Refogue no azeite 2 dentes de alho e alguns talos de manjericão picado. Junte os tomates e adicione folhas de manjericão e orégano. Após ferver coe em uma peneira e volte ao fogo para lhe dar consistência. Misture metade do molho com seu spaghetti e regue a outra metade por cima dos pratos, salpique parmesão e enfeite com folhas extras de manjericão.


Um comentário: