quinta-feira, 18 de julho de 2013

Strogonoff de carne

Este strogonoff é único da minha família, totalmente diferente de todos que eu já comi. A diferença dele para os outros é que vai molho de tomate e não apenas ketchup. Na minha opinião é o melhor strogonoff que já comi, pois o molho de tomate da um sabor delicioso e uma textura mais consistente para o caldo.
Demorou um certo tempo para eu conseguir maximizar todos os sabores do prato, arrumei certos detalhes de como ele era feito quando eu era criança e hoje posso garantir para vocês que é o strogonoff mais saboroso que irão comer.

O modo de fazer é bem simples, somente tem que estar atento para alguns detalhes para seu strogonoff ficar perfeito. Uma boa dica é pedir para o açougueiro já fatiar o filet mignon para você, isso economiza um bom tempo no preparo do prato.
Vamos começar pelo molho de tomate. Eu desenvolvi um método particular de preparo que levou meu molho para uma outra dimensão de sabor. Mas o que me levou a desenvolver esta técnica? Vou explicar!
Quando eu ia fazer molho eu picava a cebola o alho, refogava no azeite e colocava o tomate picado, sal, pimenta e água para cozinhar o tomate por pelo menos 1 hora e meia, até ele pegar a consistência de molho.
E toda hora tinha que ir la mexer o molho e colocar mais água porque o tomate não desmanchava. Apesar de boa parte da água evaporar no fim do preparo eu precisava colocar uma quantia muito alta de sal para o molho pegar gosto e mesmo assim eu sentia ele um pouco aguado e sem graça.
Eu pensava em como iria resolver o problema do tomate não ter água o suficiente para se auto cozinhar, pois a água extra colocada para cozinhar, estragava o sabor do molho.
E a solução é muito simples! Vou mostrar como se prepara o melhor molho.


O Melhor Molho de Tomate!
  • 1 kg de tomates bem picados sem pele e semente
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho (no molho do strogonoff retirar o alho)
  • Sal
  • Pimenta
  • Azeite e Manteiga
  • Extra : 1 bouquet garni se for molho para macarrão (2 ramos de tomilho, 1 talo de salsão, 10 talos de salsa e 1 folha de louro)
Quando for comprar os tomates compre mais de 1kg, pois boa parte do peso é de semente. Aconselho comprar pelo menos 1,5 kg para dar 1 kg de tomate picado limpo.
No strogonoff eu não uso o bouquet garni, pois não combina com o prato. Mas para qualquer outra situação eu aconselho colocar para dar um sabor extra para o molho.
No caso do Strogonoff eu uso uma mistura de manteiga e azeite, quando vou fazer outros pratos uso somente o azeite. 
Bom, vamos lá! O segredo para seu molho ficar delicioso é salgar seu tomate picado e colocá-lo em uma peneira com uma vasilha embaixo, para colher o líquido escorrido. Deixar repousar meia hora e então refogar a cebola e numa mistura de azeite e manteiga. Coloque o tomate picado e o caldo que desprendeu dele na panela. Se for fazer molho para outro tipo de prato, colocar também o bouquet garni e também refocar o alho com a cebola. O caldo que desprende do próprio tomate é o suficiente para cozinhar o tomate por 1 hora ou mais em fogo mínimo e com a panela aberta. Experimente o caldo, se achar que está um pouco sem sal espere o molho reduzir para acrescentar mais, pois o sabor irá se concentrar e pode ficar salgado se você temperar antes da hora.
Cozinhe por pelo menos 1 hora, desligue o fogo e está pronto o melhor molho de tomates, pelo menos da minha vida, rs.
Você irá se surpreender com o sabor que o sal colocado antes dá ao seu molho.

Strogonoff
  • 1,5 kg de filet mignon limpo e picado
  • 2 colheres de ketchup Heinz ou do melhor Ketchup que encontrar
  • Sal
  • Pimenta
  • 300 g de champignon fatiado
  • Manteiga
  • Azeite
  • 1 cálice de conhaque
  • 2 latas de creme de leite sem soro
  • 1 receita e meia do melhor molho de tomate
Temperar o filet mignon com sal e pimenta a gosto e deixar repousar por 15 min.
Fritar o filet mignon numa mistura de manteiga e azeite, o azeite precisa ser colocado para não queimar a manteiga. O segredo é fritar de pouco em pouco para não juntar muita água na frigideira.
Depois de frito, colocar toda a carne de volta na frigideira e colocar o cálice de conhaque, riscar um fósforo em cima da panela para pegar fogo. Não mexa na carne até o fogo cessar. Junte a carne no molho de tomates (fazer uma receita e meia do molho) e deixar ela cozinhando em fogo baixo enquanto você refoga os cogumelos na manteiga até dar uma dourada. Colocar o cogumelo na panela que está a carne com o molho e as 2 colheres de ketchup.
Desligar o fogo e acrescentar o creme de leite sem soro.
É só misturar e está pronto o melhor strogonoff de carne que você irá comer!
Servir com Arroz branco e batata palha.

Bom Apetite!

5 comentários:

  1. maior legal strogonoff, pena que não comi... vai ficar me devendo, rs

    ResponderExcluir
  2. Cara , esse molho da uma diferença incrivel.

    Sensacional, fiz e fico muito bom.


    Valeu Boi.


    Abraçao

    ResponderExcluir
  3. Q massa veio! Fico feliz de ter dado certo! :P

    Vlw aee!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz , primeira vez por aqui - vou tentar sua receita de molho de tomates.
    Abraços, já seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Wair!

      Você vai curtir muito esse molho, fica ótimo para fazer uma lasanha ou um macarrão!

      Toma cuidado com o sal, coloque pouco depois acerte no final se precisar.

      Abraços

      Excluir